quarta-feira, 18 de junho de 2008

Comida Árabe no Centro

No Rio podemos encontrar diversas opções de comida Sírio-Libanesa. Contudo, especificamente no Centro da cidade existem alguns lugares que me deixam com água na boca...

Com preços honestos e boa qualidade no atendimento, temos o Al Kwait (num maravilhoso beco não tão conhecido nesta cidade, a Travessa dos Poetas de Calçada - onde o nome já é uma atração a parte). Chega-se a ele pela 13 de Maio ou Senador Dantas.

Na Av. Presidente Wilson temos o já tradicional Beduíno. O garçon que serve o chopp foi finalista num concurso internacional de tiradores desta refrescante bebida de cevada.

O kibe e as esfirras do Al Kwait e o chopp premiado e bem tirado do Beduíno são daquelas coisas especiais e maravilhosas dessa nossa terra.

Na Rua do Rosário temos o Damasco, comida boa, muito saborosa e honesta. Os pratos são servidos sob o rigoroso olhar do dono e da moça que passa o cartão (dois que parecem ter saído diretamente do médio oriente para o Centro do Rio). Uma boa opção é a cerveja de garrrafa, para um bom brinde coletivo. Mas atenção: pedindo muitos pratos para poucas pessoas o preço pode sair um tanto salgado.

Mas sem nenhuma dúvida, o campeão dos campeões é o tradicional Cedro do Líbano (há 60 anos na Rua Senhor dos Passos, no coração do SAARA - o maravilhoso, confuso e barulhento comércio popular do centro do Rio). Lá a comida é uma loucura! Deliciosamente tradicional, você come bem e é bem servido por garçons que parecem que já trabalham lá há mais de 60 anos, rodeados de descendentes e de libaneses, sírios e outros povos árabes que escolheram o Rio para viver. Não é baratinho não, mas vale a pena...

E vamos em frente, pois jacaré que fica parado na praça, vira bolsa de madame.

Abraços, Ciro.

Um comentário:

Cláudia disse...

É isso aí, Ciro. Este restaurante lembra minha infância, um período em que meu pai, ainda saudável e cheio de energia, nos levava até lá aos domingos para matar a saudade da comida de sua mãe. Segundo ele e os seus amigos libaneses, este é o melhor restaurante de comida árabe do Rio de Janeiro.
Agora é a minha vez de ir até lá para lembrar os sabores de minha família...